Viva Maria: Crise climática ameaça cerâmica ancestral do povo Waurá

Olá, gente amiga da cultura e da arte!
Nesta edição do nosso programa, a cerâmica indígena ganha destaque para fazer um alerta importante. Devo adiantar que, justo na véspera do 5 de setembro, Dia da Amazônia, essa não era a notícia que eu gostaria de compartilhar com vocês.
Acreditem: a crise climática já se tornou uma grave ameaça à produção artesanal do povo Waurá. As mulheres dessa comunidade estão em São Paulo para denunciar, por meio da exposição de suas peças, os impactos que a degradação ambiental vem causando em seus territórios no Alto e Médio Xingu (MT).
Para entendermos melhor a dimensão desse problema, o Viva Maria conversa com Karina Araújo, Analista de Desenvolvimento de Pesquisa Social do Programa Xingu do ISA – Instituto Socioambiental.
Além dela, ouvimos também Yakuwipu Waurá, liderança do Movimento das Mulheres do Território Indígena do Xingu (MMTIX). Ela é uma das cinco mulheres Waurá que levam a São Paulo a cerâmica ancestral de seu povo.
Reunidas na capital paulista, elas participam da Semana da Amazônia com uma intensa programação cultural que, entre histórias, conversas e oficinas, denuncia os impactos das mudanças climáticas em seus territórios.
10:21
COMENTÁRIOS