Seja bem-vindo
Rio de Janeiro,04/09/2025

  • A +
  • A -

Alckmin: acordo Mercosul-União Europeia sinaliza espaço para comércio

agenciabrasil.ebc.com.br
Alckmin: acordo Mercosul-União Europeia sinaliza espaço para comércio

A Comissão Europeia apresentou nesta quarta-feira (3) em Bruxelas o texto final do acordo de livre comércio entre Mercosul e União Europeia. A medida é um passo importante para que o bloco formado pelo Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai passe a acessar o mercado de 27 países europeus, como destacou, pelas redes sociais, o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin.




“Esse é um sinal claro para o mundo. Existe este espaço sim para a integração, comércio, investimento e oportunidades compartilhadas que geram emprego e renda. Juntas, nossas economias serão mais fortes.”




UE avaliará texto



A partir de agora, o texto será submetido à aprovação da União Europeia, o que exige votação no Parlamento Europeu e o apoio de, pelo menos, 15 dos 27 países, representando 65% da população do bloco.



Segundo a agência de notícias Reuters, a Comissão Europeia e proponentes – como a Alemanha e Espanha – afirmam que o acordo oferece uma compensação à perda de comércio devido às tarifas impostas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e pode reduzir a dependência em relação à China, especialmente no que se refere a minerais essenciais.



A França, que é o maior produtor de carne bovina da União Europeia, é o país mais crítico ao acordo.



Haddad se diz confiante sobre o acordo



Aqui no Brasil, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou a jornalistas nesta quarta-feira (3) que está confiante com o avanço e que o acordo deve sair até o fim do ano.




“Eu estou muito confiante, sobretudo, à luz do que está acontecendo no mundo. A União Europeia tem todas as razões do mundo para fechar um acordo com o Mercosul e o Mercosul com a União Europeia, até por razões geopolíticas, distensionar essa tensão – em parte, artificial – que está sendo criada. Seria uma boa notícia para o mundo, que a América do Sul, em especial o Mercosul e a União Europeia, se unissem em torno de um projeto de desenvolvimento comum.”




Em dezembro de 2024, os líderes do Mercosul e da União Europeia concluíram as negociações do acordo de parceria, cerca de 25 anos após o início das conversas.



Juntos, os dois blocos reúnem cerca de 718 milhões de pessoas e o PIB, Produto Interno Bruto, de aproximadamente US$ 22 trilhões.



*Com informações da Agência Reuters.


2:29




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.