Saúde recebe primeiro lote de insulina que será produzida no Brasil

O Brasil vai retomar a produção de insulina após 20 anos e vai beneficiar mais de 350 mil pessoas com diabetes. O Ministério da Saúde recebeu nessa sexta-feira (11), em Nova Lima, Minas Gerais, o primeiro lote de insulinas produzidas por meio de Parcerias para o Desenvolvimento Produtivo.
Os medicamentos são da farmacêutica indiana Wockhardt, que fará a transferência de tecnologia para a produção 100% nacional. A fabricação no Brasil será feita pela Funed, a Fundação Ezequiel Dias, e pela empresa Biomm.
O lote contém 204 mil unidades do medicamento, sendo 67 mil frascos de insulina regular e 140 mil de insulina NPH. A aquisição da tecnologia vai custar R$ 142 milhões.
Os contratos preveem a entrega para a rede pública de 8 milhões de unidades de insulina, entre frascos e canetas, em 2025 e 2026. E com a fabricação nacional, a expectativa é de que seja produzida metade da demanda do Sistema Único de Saúde (SUS), cerca de 45 milhões de doses anuais.
A medida é considerada fundamental para reduzir a dependência externa do medicamento, essencial ao tratamento de pacientes atendidos pelo SUS.
1:31
COMENTÁRIOS