Governo projeta PIB maior em 2,5% e inflação de 4.9%

A Secretaria de Política Econômica do Ministério da Fazenda aumentou de 2,4% para 2,5% a projeção de crescimento do PIB — a soma das riquezas produzidas no país — neste ano. A previsão consta no boletim macrofiscal divulgado nesta sexta-feira.
Em relação à inflação pelo IPCA, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo, o documento reduziu de 5% para 4,9% a projeção para 2025.
A nova estimativa para o desempenho da economia vem após a revisão para cima das projeções da produção agropecuária e também por causa do bom resultado do mercado de trabalho.
O levantamento, no entanto, não considera os possíveis efeitos do tarifaço do governo Donald Trump sobre os produtos brasileiros, já que os números foram fechados antes do anúncio, feito na última quarta-feira.
Apesar de elevar a previsão de crescimento do PIB, a Secretaria de Política Econômica prevê uma desaceleração da economia no segundo semestre. Para 2026, a estimativa caiu de 2,5% para 2,4%.
Em relação ao IPCA, a projeção para 2025 continua acima da meta de inflação, que é de 3%, com intervalo de tolerância de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo. Para 2026, a estimativa foi mantida em 3,6%.
O boletim macrofiscal tratou ainda as ameaças comerciais do governo Trump e destacou que os impactos da elevação de tarifas — de 10% para 50% — devem se concentrar em alguns setores específicos, com influência limitada sobre o crescimento do PIB em 2025.
A Secretaria do Ministério da Fazenda ressalta ainda que a carta de Trump justifica o aumento tarifário apenas por razões políticas, gerando grande insegurança.
*Com informações da Agência Brasil.
2:06
COMENTÁRIOS