Aliança Pró-Amamentação promove campanha de conscientização na semana

Está aberta a Semana Mundial do Aleitamento Materno. Há mais de três décadas, a iniciativa, criada pela Aliança Mundial de Ação Pró-Amamentação, rede que incentiva o aleitamento e a criação de bancos de leite materno, alerta para a importância do ato de dar de mamar aos bebês.
Com o slogan “Priorize a Amamentação: Crie Sistemas de Apoio Sustentáveis”, a edição 2025 do Agosto Dourado quer reforçar que a amamentação por si só já representa uma escolha mais sustentável e amiga do meio ambiente, pois evita impactos causados pela alimentação artificial. A ideia é “promover o cuidado com a vida e o planeta através da amamentação”.
O leite materno é a melhor fonte de nutrição para bebês e a forma de proteção mais econômica e eficiente para diminuir as taxas de mortalidade infantil. De acordo com o Ministério da Saúde, a amamentação reduz em até 13% as mortes de crianças menores de cinco anos.
A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) recomenda a oferta de leite materno ao menos até os dois anos de idade da criança, sendo de forma exclusiva nos seis primeiros meses de vida.
E os benefícios justificam tanta preocupação: a amamentação protege a criança de doenças como diarreia, infecções respiratórias e alergias, além de reduzir o risco de desenvolver hipertensão, obesidade e aumento de colesterol na vida adulta.
André Luiz Santiago Eleuterio
COMENTÁRIOS