STF marca retomada de julgamento virtual de Zambelli para 15 de agosto

O Supremo Tribunal Federal (STF) marcou para o dia 15 de agosto a retomada do julgamento virtual contra a deputada federal Carla Zambelli por porte ilegal de arma de fogo e constrangimento ilegal. Desde março deste ano, a análise deste caso estava suspensa por um pedido de vista feito pelo ministro Nunes Marques, que devolveu o processo para deliberação nesta sexta-feira (1º).
Até o momento, o Supremo tem maioria de 6 votos a 0 para condenar a parlamentar a cinco anos e três meses de prisão em regime semiaberto. Os ministros que já votaram nesta ação também se manifestaram pela perda do mandato em função da condenação criminal.
Zambelli foi condenada por invasão a sistema do CNJ
Essa poderá ser a segunda condenação da parlamentar no STF, já que Zambelli foi condenada a dez anos de prisão pela invasão ao sistema eletrônico do Conselho Nacional de Justiça (CNJ, ocorrida em 2023.
A deputada licenciada foi detida na última terça-feira (29), em Roma, na Itália, onde tentava escapar do cumprimento de um mandado de prisão expedido pelo ministro Alexandre de Moraes pela condenação no caso do CNJ.
Carla Zambelli, que tem cidadania italiana, segue presa em Roma, após passar por audiência de custódia, realizada nesta sexta. O governo brasileiro já solicitou a extradição da deputada para o Brasil.
1:34
COMENTÁRIOS