Força-tarefa reforça atendimento a mulheres em situação de violência

Uma força-tarefa para intensificar o atendimento às mulheres em situação de violência está em curso em cerca de dois mil municípios de todo o país. É a Operação Shamar 2025, com ações integradas de enfrentamento à violência doméstica e familiar e contra o feminicídio. A ação faz parte da campanha Agosto Lilás, mês de conscientização pelo fim da violência contra as mulheres.
Até o dia 4 de setembro, a mobilização contará com, aproximadamente, 50 mil agentes de segurança pública para o atendimento às mulheres em situação de violência e para intensificar o cumprimento de mandados de prisão e de medidas protetivas de urgência. As denúncias recebidas pelo Ligue 180, que é a Central de Atendimento à Mulher, serão encaminhadas diretamente aos pontos focais estaduais da Operação Shamar.
O governo federal investiu R$ 2 milhões para o custeio de diárias de policiais em deslocamento e para a realização de atividades educativas de prevenção à violência de gênero.
Quatro mulheres foram mortas por dia no país em 2024
De acordo com o último Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgado na semana passada, quatro mulheres foram mortas por dia no país em 2024. O total, de 1.492 casos, é o maior número de registros desse tipo de crime desde 2015, início da série histórica. Já os casos de tentativa de feminicídio foram 3.870 no ano passado, 19% a mais do que no ano anterior. As agressões registradas contra mulheres passaram de 256.584 casos, em 2023, para 257.659, no ano passado.
2:21
COMENTÁRIOS