Governo federal autoriza leilão de terreno do CT Rei Pelé, do Santos

A Secretaria do Patrimônio da União, ligada ao Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, autorizou a venda do terreno onde atualmente funciona o Centro de Treinamento Rei Pelé, utilizado pelo Santos Futebol Clube. O terreno fica localizado no bairro Jabaquara, em Santos, no litoral paulista.
A decisão foi publicada no dia 15 de julho, no Diário Oficial da União. A data para a realização do leilão ainda não foi informada.
O terreno tem quase 40 mil metros quadrados e está localizado próximo ao estádio da Vila Belmiro. A área pertence à União, mas está sob responsabilidade do Santos Futebol Clube desde 1996, por meio de concessão pública.
Segundo o clube, o CT Rei Pelé é utilizado para as movimentações físicas, técnicas e táticas de todo o departamento de futebol do clube. Além disso, o local também é sede de amistosos e jogos oficiais dos times amadores.
>> Siga o canal da Agência Brasil no WhatsApp
Em janeiro deste ano, em uma publicação em suas redes sociais, o Santos divulgou interesse na compra definitiva do terreno.
“O Santos Futebol Clube, conforme prevê a legislação em vigor, exerceu o direito de compra da área onde foi implantado o CT Rei Pelé, no bairro do Jabaquara, em Santos. A opção de aquisição foi feita eletronicamente no site da Secretaria de Patrimônio da União. Com essa manifestação oficial, o Santos Futebol Clube inicia uma nova etapa para compra definitiva da área, ampliando seu patrimônio e assegurando moderna infraestrutura para o Departamento de Futebol, tanto para o profissional como para as categorias de base”, diz comunicado.
O Santos Futebol Clube também planeja construir um novo centro de treinamento profissional na cidade de Praia Grande, no litoral paulista. Após a inauguração desse novo espaço, o CT Rei Pelé será destinado para a base e o futebol feminino.
Em entrevista hoje à Agência Brasil, o assessor especial da presidência do Santos, Júnior Bozzella, explicou que o clube “está preparado para chegar agora ao leilão”, que ainda não tem data definida para acontecer.
Ele informou que o clube negociou com o governo federal ao mesmo tempo que começou também a se estruturar e se organizar economicamente para poder adquirir de forma definitiva essa área. “Fizemos também uma articulação com a prefeitura e a Câmara dos Vereadores para preservar o Santos, que é um patrimônio do futebol mundial e fundamental também para a cidade”, disse.
Com toda essa articulação política e econômica, diz ele, o clube estará agora pronto para conseguir arrematar a área do CT Rei Pelé no leilão.
“O que dá recurso, o que dá sobrevida e o que dá ativo para o Santos é a formação de novos atletas. A gente sabe que, costumeiramente sempre cai raios por aqui [como Neymar]. Mas os raios também não caem à toa. Você tem que ter uma estrutura, você tem que ter um patrimônio preservado e zelado. Isso é decisivo. O Santos não tem outra atividade que não seja o futebol. Então, adquirir um patrimônio dessa magnitude e dessa importância será mais um feito histórico para a instituição. Isso é um legado eterno”, reforçou.
* Matéria alterada às 17h44min. para acréscimo de informações.
COMENTÁRIOS