Festival Julho das Pretinhas leva cultura para crianças em Salvador

Pequenas mãos criam, cantam e contam histórias neste mês de julho em Salvador. O Festival Julho das Pretinhas chega à sexta edição, levando às crianças atividades gratuitas feitas para elas e que nascem das vozes infantis. São oficinas, saraus, espetáculos e encontros em diferentes pontos da cidade, durante 5 dias, desta quarta-feira (23) a domingo.
Segundo a idealizadora Cássia Vale, esta edição traz novidades, como premiações e formações em comunidades. "A gente tem a novidade do troféu Julinho, que a gente tá fazendo esse troféu pensando em homenagear os educadores que trabalham nas suas escolas, nas suas instituições, nas suas comunidades. A gente tem a medalha Calu, que vai dar essa medalhinha para as crianças participantes. As nossas formações serão nas comunidades".
Cássia Vale destaca ainda que o Julho das Pretinhas foi pensado como um território de afeto, criação e afirmação para crianças negras. "É ótimo ter roda de conversa para falar sobre elas, mas é muito bom quando elas vêm falar delas, sobre o universo onde elas estão inseridas. Isso é uma das coisas que eu mais acho que reverbera: é o falar das pretinhas com esse protagonismo. Percebo demais depoimentos dos próprios pais sobre como é bacana cada vez ver espetáculos onde a infância negra está ali sendo representada e o quanto isso reverbera nessas crianças que assistem e nos próprios pais".
A abertura do Festival Julho das Pretinhas acontece nesta quarta-feira, às 14h30, com a exposição "Pretinhas Brincantes" no Museu Afro-brasileiro da UFBA, e o encerramento no domingo contará com o mini recital "Maria Felipa".
Toda a programação é gratuita e pode ser conferida no Instagram @julhodaspretinhas.
1:57
COMENTÁRIOS