Gripe aviária é confirmada em galinhas d’Angola do BioParque no RJ

As quatro galinhas d’Angola que morreram há uma semana no BioParque do Rio de Janeiro estavam mesmo contaminadas com o vírus da Influenza Aviária. A suspeita foi confirmada por exames realizados pelo Laboratório Federal de Defesa Agropecuária, do Ministério da Agricultura e Pecuária, em Campinas, no estado de São Paulo.
Ao divulgar o resultado, na tarde desta terça-feira (22), o BioParque informou que os técnicos da Superintendência de Defesa Agropecuária do estado já adotaram todas as medidas necessárias para controle e prevenção da disseminação do vírus.
Ainda segundo o BioParque a área da savana, onde estavam as aves que morreram, vai continuar isolada e em quarentena por mais 14 dias. Já as demais áreas serão reabertas na quinta-feira (24) para visitação pública.
Quinze funcionários que tiveram contato com as aves estão sendo monitorados pela secretaria de estado de Saúde.
Casos de transmissão do vírus H5N1 para humanos são raros. Porém, se nesse período de monitoramento uma dessas pessoas apresentar algum sintoma respiratório, será aberto um protocolo de caso suspeito humano, e a pessoa orientada a ficar em isolamento em sua própria residência.
1:27
COMENTÁRIOS