Rui Costa defende serenidade, diálogo e firmeza contra medidas dos EUA

A investigação comercial dos Estados Unidos contra o PIX e a Rua 25 de Março, em São Paulo, foi criticada nesta quarta-feira (16) pelo ministro da Casa Civil, Rui Costa. O ministro falou durante o anúncio do projeto BR do Mar, que pretende estimular a navegação costeira entre os portos brasileiros.
"Então é inacreditável algo dessa natureza. E a resposta que o Brasil tem que dar é com serenidade, muito diálogo, mas firmeza. Altivez e união do seu povo, porque o Brasil pertence aos brasileiros e nós vamos juntos, independente de partido político, construir um Brasil que os brasileiros merecem e são os brasileiros que vão definir o seu destino".
O ministro estava falando sobre a investigação comercial, aberta pelos Estados Unidos, por ordem do presidente norte-americano, Donald Trump, sobre supostas práticas desleais do Brasil.
Segundo o escritório do representante comercial dos Estados Unidos, o Brasil pode prejudicar a competitividade de empresas norte-americanas de comércio digital e serviços de pagamento eletrônico. Diz que o país pode retaliar plataformas que não retirarem conteúdo considerado ilegal ou restringir a atuação em território brasileiro.
Sobre a Rua 25 de Março, afirma que a região é um dos maiores mercados de pirataria há décadas, apesar das operações policiais.
O comunicado menciona falhas no combate à corrupção e ao desmatamento e na proteção de direitos autorais. Os Estados Unidos ainda reclamam que o Brasil concede tarifas mais baixas a outros países do que para eles. E que o país parou de isentar totalmente o etanol norte-americano.
1:40
COMENTÁRIOS