PF no Amazonas indicia agentes públicos por corrupção eleitoral

A Polícia Federal no Amazonas concluiu nesta quarta-feira (27), o inquérito contra cinco agentes públicos que agora estão formalmente indiciados e deverão responder pelos crimes de organização criminosa, corrupção eleitoral e abolição do Estado Democrático de Direito.
A apuração começou a partir da informação do Ministério Público Eleitoral, em Parintins, que apontou que o grupo criminoso teria utilizado parte da estrutura do governo estadual, inclusive com apoio de membros da força policial, para favorecer uma chapa que concorria à Prefeitura da cidade amazonense de Parintins.
As práticas identificadas envolvem compra de votos e ações voltadas a impedir o livre exercício do direito ao voto. Foi relatado, inclusive, a utilização de violência para obter votos e impedir o exercício de propaganda eleitoral, com a ameaça aos eleitores e o impedimento de circulação de candidatos em determinadas áreas da cidade.
Por causa da denúncia, a Polícia Federal realizou, em outubro do ano passado, a Operação Tupinambarana, onde foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão em locais identificados durante as investigações em Manaus.
O inquérito já foi encaminhado ao Ministério Público Eleitoral, que analisará os elementos apresentados e decidirá pelas medidas judiciais cabíveis. A pena somada dos crimes investigados pode chegar a 20 anos de reclusão.
1:36
COMENTÁRIOS