Inmet emite alerta para índices críticos de umidade relativa do ar

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta para índices críticos de umidade relativa do ar, ou seja, abaixo dos 20%, para algumas regiões do país nesta semana. No estado de São Paulo, a Defesa Civil pede atenção redobrada aos municípios que poderão ficar com a umidade relativa do ar abaixo dos 30%. No noroeste paulista e na capital, os índices podem ficar abaixo dos 20%.
No Norte do país, as regiões de Acre, Rondônia, sul do Amazonas, Pará e sul do Tocantins também não têm previsão de chuvas ao longo da semana. Nessas localidades, a previsão indica uma redução da umidade relativa do ar, que pode atingir níveis abaixo de 30%, com atenção ao risco de incêndios.
O coordenador da Defesa Civil do estado de São Paulo, tenente Maxwell de Souza, aconselha a população a seguir as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS). Entre elas, estão redobrar cuidados com a hidratação e a redução de atividades físicas ao ar livre durante o período da tarde.
Risco de queimadas
A Defesa Civil orienta também como a população pode ajudar a prevenir incêndios florestais, frequentes nesta época do ano. Segundo o tenente Maxwell, este cenário meteorológico favorece a rápida propagação do fogo, especialmente em áreas com vegetação seca, rasteira e de pastagens.
“Mas não adianta só as forças públicas estarem fazendo a sua parte, se a população não colaborar. E aí o nosso pedido para a população é que não queime lixo, não use fogo para limpar o terreno, não jogue bituca de cigarro na beira da rodovia e não solte balão, que é crime”, destaca.
As temperaturas elevadas, combinadas com baixos índices de umidade relativa do ar, aumentam significativamente o risco de incêndios florestais em várias regiões. O Centro-oeste brasileiro e a região de São José do Rio Preto, no interior paulista, são algumas das localidades em alerta para queimadas, de acordo com o Inmet.
2:12
COMENTÁRIOS