Brasil assina contrato para navios-hotel na COP30

Os contratos dos dois navios de cruzeiro que se serão usados como hotéis temporários para a Trigésima Conferência do Clima da ONU foram assinados nesta semana. As duas embarcações têm aproximadamente 3.900 cabines, com capacidade de até 6 mil leitos disponíveis durante a COP30, o maior evento climático do planeta.
As acomodações serão disponibilizadas por etapas, em todas as modalidades como setor hoteleiro e aluguel por temporada, conforme acordo entre o Brasil e o Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas.
Para os países participantes, a ONU está mediando a oferta. Em uma primeira etapa, 98 países menores, em desenvolvimento ou formados por ilhas serão priorizados. Para esse primeiro grupo, as diárias são de até U$ 220. Depois, outros países podem adquirir acomodações por até US$ 600.
Segundo o secretário extraordinário para a COP30, Valter Correia, os dois navios se somam aos esforços de receber mais de 40 mil pessoas, entre delegações da ONU, observadores, organizações sociais, pesquisadores e empresários.
A contratação dos navios foi feita por meio da Secretaria Extraordinária para a COP30 e da Embratur. A Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo selecionou, por meio de chamamento público, a operadora de viagens responsável por contratar os navios MSC Seaview e Costa Diadema, além de comercializar as cabines.
As embarcações ficarão no Terminal Portuário de Outeiro, que está sendo ampliado para o evento. Uma ponte vai dar acesso - em cerca de 30 minutos – entre o terminal e os locais da conferência.
A COP30 será realizada em Belém, no Pará, , entre os dias 10 e 21 de novembro.
1:44
COMENTÁRIOS