FMI projeta moderação para crescimento econômico do país, com 2,3%

O FMI, Fundo Monetário Internacional, prevê um crescimento de 2,3% para a economia brasileira em 2025. A avaliação está num relatório sobre o país publicado nesta quinta-feira (17) pela instituição. O Ministério da Fazenda projeta 2,5%, e o mercado financeiro 2,23%. O relatório afirma que a economia brasileira cresceu fortemente nos últimos três anos e, agora, mostra sinais de moderação.
No curto prazo, o documento analisa que o consumo das famílias e o mercado de trabalho aquecido devem favorecer o crescimento. Já o Plano de Transformação Ecológica e medidas estruturais, como a reforma do imposto sobre consumo, o IVA, devem ter impacto positivo no médio prazo.
Por outro lado, uma desaceleração mundial, por causa de tensões internacionais, um efeito maior do aperto monetário – taxas de juros – e um esforço fiscal menor do que o previsto podem desacelerar a economia.
Sobre a inflação, o FMI espera que chegue a 5,2% até o fim deste ano, antes de convergir gradualmente para a meta de 3% até o final de 2027.
No documento, os diretores do Fundo saúdam o desempenho da economia e a queda do desemprego e da pobreza nos últimos anos. Afirmam que a reforma do IVA pode aumentar a produtividade do país e apoiam reformas no imposto de renda de pessoas físicas e a redução da rigidez do orçamento. Também elogiam a posição do Banco Central na política monetária mais restritiva para baixar a inflação.
1:32
COMENTÁRIOS