Tarifaço: Alckmin coordena reunião com representantes da indústria

O vice-presidente e ministro da Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin, coordena hoje uma reunião com representantes da indústria.
Ele preside o Comitê Interministerial de Negociação e Contramedidas Econômicas e Comerciais criado pelo governo federal para fazer frente à tarifa de 50% imposta pelos Estados Unidos aos produtos importados do Brasil.
Mais de 15 empresários então reunidos com Alckmin, entre eles, Ricardo Alban, Presidente da CNI, a Confederação Nacional da Indústria, Cristina Yuan, Diretora de Relações Institucionais do Instituto Aço Brasil e José Velloso, Presidente da ABIMAQ, a Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos.
Um grupo de ministros e dirigentes do governo federal também participa, como Rui Costa, da Casa Civil; Fernando Haddad, da Fazenda; Gleisi Hoffmann, de Relações Institucionais; e Simone Tebet, do Planejamento e Orçamento, além da embaixadora Maria Laura da Rocha e o embaixador Fernando Meirelles de Azevedo Pimentel, representando o Ministério das Relações Exteriores.
Essa foi a primeira tarefa do Comitê Interministerial de Negociação e Contramedidas Econômicas e Comerciais. Fazem parte deste comitê os Ministérios Desenvolvimento, Indústria e Comércio, da Fazenda, das Relações Exteriores e da Casa Civil.
No período da tarde, será a vez do agronegócio. O governo também vai conversar com empresas americanas que compram e vendem para o Brasil.
O governo brasileiro ainda estuda quais medidas vai tomar se os Estados Unidos mantiverem a taxação, prevista para começar em primeiro de agosto.
A Lei de Reciprocidade econômica, aprovada pelo Congresso neste ano, deve ser usada para balizar a atuação do governo brasileiro. A regulamentação da lei foi publicada nesta terça-feira (15).
1:51
COMENTÁRIOS