Ração contaminada com substância tóxica mata 284 cavalos

Duzentos e oitenta quatro cavalos morreram após consumirem ração contaminada com substância tóxica produzida pela empresa Nutratta Nutrição. Os números foram atualizados nesta terça-feira (22) pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), que manteve a suspensão total da produção e da comercialização de rações para qualquer espécie de animais até que a empresa comprove a correção das irregularidades.
As investigações indicaram que a contaminação ocorreu por falhas no controle da matéria-prima, que continha resíduos de plantas do gênero Crotalaria. Essa planta possui uma substância altamente tóxica para os animais.
Denúncia
A suspeita surgiu em 26 de maio, após uma denúncia sobre a morte de cavalos em São Paulo. Com o avanço das apurações, novos casos foram registrados. Em todas as propriedades investigadas, os animais que adoeceram ou morreram haviam consumido produtos da empresa.
Inspeções realizadas na fábrica da Nutratta revelaram falhas nos processos de produção e no controle de qualidade.
De acordo com o Ministério da Agricultura e Pecuária, as substâncias encontradas são proibidas na formulação de rações e podem provocar danos ao fígado e alterações genéticas nos animais. O Mapa ainda aguarda os resultados de análises de outros lotes de ração produzidos. Os lotes contaminados estão sendo recolhidos.
Procurada, a Nutratta Nutrição não respondeu ao pedido de posicionamento até o fechamento desta reportagem.
*Com supervisão de Fabiana Sampaio
1:54
COMENTÁRIOS