Seja bem-vindo
Rio de Janeiro,15/07/2025

  • A +
  • A -

STF inicia novos depoimentos de ação que investiga trama golpista

agenciabrasil.ebc.com.br
STF inicia novos depoimentos de ação que investiga trama golpista

Começaram, nesta segunda-feira (14), novos depoimentos da ação penal que apura a tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022. Até 23 de julho, serão ouvidas as testemunhas dos núcleos 2, 3 e 4 da trama golpista.



O relator do inquérito, o ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes, ouviu, na tarde de hoje, o depoimento do tenente-coronel Mauro Cid. O militar, que foi ajudante de ordens do ex-presidente Jair Bolsonaro, é beneficiário de um acordo de delação premiada. Cid confirmou que o assessor Filipe Martins, réu pelo núcleo 2, levou um jurista para reuniões com o ex-presidente para apresentação de uma minuta de golpe. O militar reafirmou que Bolsonaro leu o documento e pediu alterações. A minuta previa a prisão de ministros do STF e do então presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, mas Bolsonaro pediu que fosse alterada, para manter somente a prisão de Alexandre de Moraes.



São cinco os réus do núcleo 2, denunciados como os responsáveis pelo gerenciamento da organização criminosa; 12 réus são do núcleo 3, os que fariam ações coercitivas e de violência para o golpe de Estado; e sete são réus do núcleo 4, responsáveis pelas ações de desinformação e descredibilização do sistema eleitoral. Os réus são acusados dos crimes de organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do estado democrático de direito, golpe de Estado, dano qualificado e deterioração do patrimônio público.



Por determinação do ministro Alexandre de Moraes, não são permitidas fotos, gravações de áudio e vídeo nem transmissão ao vivo. Os advogados e a imprensa, no entanto, puderam acompanhar os depoimentos desta segunda-feira. Pela manhã, foram ouvidas três testemunhas de acusação, indicadas pela Procuradoria-Geral da República (PGR), sobre as atividades do núcleo 2 da trama golpista. Nesta terça-feira (15), será a vez das testemunhas de defesa serem ouvidas.



No mês passado, foram prestados os depoimentos dos envolvidos no núcleo 1 da trama golpista, entre eles o ex-presidente Jair Bolsonaro.



*Com informações da Agência Brasil


2:35




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.