Cadastro de Pessoas Desaparecidas quer unificar dados de todo o Brasil

O Ministério da Justiça e Segurança Pública lançou, nesta quarta-feira, o novo Cadastro Nacional de Pessoas Desaparecidas. A iniciativa busca unificar informações sobre desaparecidos com o cruzamento de dados de todo o Brasil.
Inicialmente, a plataforma online é alimentada com dados de 12 unidades da federação, que utilizam o sistema de procedimentos policiais eletrônicos do governo federal.
O Ministério da Justiça está finalizando o processo de desenvolvimento tecnológico para levar a política pública aos demais estados.
Isabel Seixas de Figueiredo, diretora do Sistema Único de Segurança Pública, explica que o novo cadastro passa a contar com um painel público com informações gerais sobre os desaparecidos. E completa que outra parte do banco de dados é específica para os órgãos de segurança pública, com informações mais detalhadas.
O Ministério da Justiça reforça que não é necessário esperar 24 horas para notificar o desaparecimento de uma pessoa. A orientação é registrar um boletim de ocorrência em uma delegacia da Polícia Civil ou de forma virtual o mais rápido possível, pois quanto antes o caso for comunicado, mais efetivas serão as buscas e as chances de localização.
As informações sobre o novo Cadastro Nacional de Pessoas Desaparecidas estão disponíveis no endereço cnpd.mj.gov.br/painel-publico.
2:48
COMENTÁRIOS