Aberto o edital de implantação de 20 cuidotecas noturnas pelo país

Está aberto o edital para a implantação de 20 cuidotecas pelo país. O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome vai selecionar propostas enviadas pelas capitais dos estados e o Distrito Federal para a formalização de convênio e posterior transferência de recursos para expandir a ação.
Cuidotecas são um serviço público, ofertadas em espaços seguros, gratuitos e acessíveis, voltados para acolher e cuidar de crianças com e sem deficiência, com idades entre três e 12 anos, enquanto as pessoas responsáveis pelos seus cuidados no âmbito familiar estudam, se qualificam ou trabalham no período noturno. A iniciativa integram as ações do Plano Nacional de Cuidados, instrumento da Política Nacional de Cuidados que tem como objetivo garantir o direito ao cuidado por meio de uma série de políticas públicas.
Nestes espaços são ofertadas atividades lúdicas e recreativas e atividades de cuidados, entre outras.
As propostas podem ser enviadas até 1º de outubro, por meio do sistema Transferegov. O resultado preliminar deve ser divulgado no dia 6 do mesmo mês. A primeira cuidoteca do país foi inaugurada em abril na Universidade Federal Fluminense, em Niterói, no Rio de Janeiro.
1:15
COMENTÁRIOS